Verdades sobre dietas Detox

O que é a dieta Detox?

Mitos e verdades sobre dietas Detox

A dieta da moda atualmente, a dieta Detox, tem conquistado fãs entre as celebridades. Várias pessoas tornaram-se adeptas da dieta de restrição alimentar baseado em baixas calorias, visando principalmente o emagrecimento rápido. No entanto, alguns especialistas orientam para os perigos que a falta de nutrientes pode trazer em longo períodos ao corpo. Têm ainda discussões em torno da falta de comprovações científicas que atestem em favor dos benefícios dessa dieta. “Dieta Detox” é o termo utilizado para falar de todas as dietas que pretendem ser desintoxicantes e, por isto, restringem o consumo de alguns alimentos.

Algumas sugerem a restrição total ao consumo de proteínas de animais (carnes branca ou vermelha e ovos), leites e derivados, gorduras e açucares. Outras sugerem somente a redução do consumo de carnes, leites e carboidratos. A dieta Detox, geralmente, abrangem cardápios que colocam frutas, verduras e legumes, chás com potencial diurético, cereais e carboidratos integrais. Outras mais radicais propõem apenas o consumo de líquidos durante certo período.

A possível eficácia da dieta deve-se à redução do consumo de alimentos industrializados ou tratados com agrotóxicos. A restrição alimentar permite que o corpo elimine toxinas mais rapidamente, porém não há comprovações científicas que determinem a eficácia deste tipo de dieta para pessoas saudáveis. Além disto, a dieta não é recomendada para crianças e adolescentes, já que pode comprometer o crescimento e desenvolvimento do corpo.

 

As dietas Detox só podem ser feitas por um curto período de tempo. A observação clínica feita por profissionais que prescrevem dietas desintoxicantes apontam que as restrições devem ser seguidas por no máximo 15 dias, a cada dois meses. O mais recomendado, entretanto, é que os pacientes sigam uma dieta mais fracionada e moderada, e consequentemente mais saudável, além de praticar exercícios físicos, para evitarem doenças relacionadas à obesidade, hipertensão e diabetes.

 

Confira abaixo algumas verdades e mentiras sobre as dietas Detox:

detox

Dietas bastante radicais são eficazes a longo prazo.

Mentira. Dietas bem rígidas e restritivas têm resultados efêmeros, ou seja, promovem o emagrecimento em um primeiro momento e depois há a volta de peso imediatamente após a retomada da dieta habitual. Além disto, há um grande risco para a saúde.

 

Dietas exclusivas (consumo de somente um grupo alimentar, como carboidratos ou proteínas) são consideradas saudáveis.

Mentira. Este tipo de dieta promove mudanças de peso momentâneas, mas não são duradouras. A Associação Americana de Dietas reforça que é a combinação de grupos alimentares em uma refeição que promove a sensação de saciedade e, portanto, a ingestão de menos alimentos. Não tem comprovação científica para se dizer que comer só um grupo alimentar trará algum benefício à sua saúde.

 

 Existem gorduras do bem.

Verdade. Por exemplo, os alimentos oleaginosos, como amêndoas, castanhas e abacate) são gorduras do bem, pois são fontes de gorduras boas para o corpo e fazem parte da recomendação dos médicos, presentes em dietas feitas pelo Hospital do Coração (Hcor) e Instituto do Coração (Incor). Entretanto, a porção liberada para consumo todos os dias é pequena, pois se consumidos em grande quantidade deixam de ser benéficos ao organismo e promovem o ganho de peso.

 

 Carboidratos são importantes para o nosso corpo.

Verdade. Trata-se de uma fonte de energia imediata e por isto as dietas com restrição total aos carboidratos não são consideradas saudáveis.  Para perder peso, sugere-se trocar os carboidratos simples, como massas brancas, farináceos e doces refinados, pelos equivalentes integrais. E claro, diminuir no consumo.

 

 Alimentação à noite deve ser tirada.

Mentira. Dormir com fome pode piorar a qualidade do sono e interfere no metabolismo, dificultando a queima de calorias uma vez que a baixa de açúcar no sangue estimula a produção de hormônios como o glutagon, o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios aumentam o apetite, diminuem o metabolismo e aumentam a ansiedade. Comer após às 20 horas não engorda, desde que a quantidade e as qualidades sejam adequadas.

 

Manter uma rotina alimentar vai ajudar a acelerar o metabolismo.

Verdade. Comer lanches de baixa quantidade de calorias em intervalos de 3 a 2 horas evita que a pessoa coma mais do que o necessário na hora das refeições.